2005-07-22

Água e outros recursos, ou a falta deles...

Após um fim-de-semana muito cansativo e quase uma semana em que o PC só serviu para ler manga, decidi fazer um post sobre uma coisa que já me preocupa há algum tempo e que este fim-de-semana voltou ao meu pensamento.
Houve duas razões para começar a pensar nisto outra vez. A primeira foi saber que em Espanha cortam o abastecimento público de água durante a noite para poupar água (bem, a maior parte das pessoas está a dormir, por isso esta medida só afecta quem tentar regar a relva à noite :p). A segunda causa foi o nível realmente baixo que vi nas duas barragens por que passei na zona de Montalegre.

Já pensámos a sério nos recursos do planeta que usamos?
E não estou a falar de coisas tipo a extracção de petróleo... falo de recursos tão simples como água gasta, lixo produzido, poluição do ar, reciclagem que podia ser feita, etc. Vale mesmo a pena pensar nisto, porque tão cedo não vamos viver para Marte...

Há algum tempo fiz um teste cuja conclusão foi que seriam precisos 1.5 planetas Terra se toda a gente tivesse hábitos semelhantes aos meus... tenho ainda de melhorar!

3 comments:

Anonymous said...

Uhh.. até me assustei! Mas mesmo assim fico muito abaixo da média de Portugal o que me preocupa imenso! Dois planetas Terra, se todos fossem como eu. Geez!

Anonymous said...

Eu infelizmente tou um pouco pior que tu Quim 1.9 planetas terra,e 3.5 Hectares globais, o que mais me assusta foi ver a media portuguesa em 4.5 hectares... digamos que ha muito que tem que ser mudado e acho que vou começar por mim.

Abraço

Anonymous said...

por acaso os meninos juntaram à vossa pegada a parte da minha pegada (acima da média) que existe por causa de vocês? (e de mais outros :) )
não juntaram pois não!?

vamos lá a juntar perguntas como:
tens computador? disfrutas de algum tipo de videojogo ou software? houves musica, vês tv ou vais ao cinema regularmente? tens cartão MB? costumas comprar roupas de marca? etc, etc...

FS :)