2005-07-13

Ai Murtosa, Murtosa...

Li ontem no blog do MytyMyky (e posteriormente a história mais completa noutros blogs abaixo referidos) mais um exemplo de.... nem sei como dizer.. talvez falta de visão cultural por parte da Câmara Municipal da Murtosa (ou de algumas pessoas lá dentro que não sei exactamente quem são mas que acabam por não conseguir dar boa imagem à CMM) no que diz respeito a aproveitar oportunidades que aparecem poucas vezes (ou uma vez, como acredito ser o caso do Michael Bry) e apoiá-las para manter as pessoas motivadas ou, se o apoio não fosse genuíno ou se não tiveressem a certeza de ser uma boa aposta, pelo menos mostravam que se preocupam.

Mas o que tem mais (ou menos) piada é que a CMM nunca foi muito diferente.

Um caso relativamente recente em que estive envolvido foi a organização de uma prova de orientação na praia da Torreira em pleno fim-de-semana das festas de S. Paio 2004. Pode dizer-se que a CMM cumpriu o seu "dever" e deu a autorização necessária para ser utilizada a nova escola que ainda nem tinha sido estreada por alunos e para a prova ser realizada mesmo no centro da vila. O que a CMM não sabe (e também não quis saber/dar importância) são os custos que uma prova de orientação tem, especialmente quando é necessário fazer um novo mapa do local onde a prova vai ser realizada, como foi o caso. No entanto, à parte as cedências já referidas, mais algumas em termos de algum material (barreiras protectoras se não estou em erro) e uma visita de um fiscal a perguntar se tínhamos licença/protocolo/algo do género (visita que eu acredito ter vindo directamente da vontade da pessoa em questão e não por ordem da CMM... a Câmara não ia mandá-lo trabalhar ao domingo, ainda por cima tendo sido todas as negociações já concluídas com a mesma...) isso foi o máximo apoio que recebemos, mas apoio esse que eu não deixo de agradecer.
Só acho é que a CMM só teria a ganhar se tivesse marcado esta iniciativa como também sua, até porque decorriam as festas mais conhecidas e concorridas da Murtosa e a prova em questão era um campenoato nacional, ou seja, aliando o útil ao agradável, teria sido possível obter um melhor feedback tanto das pessoas do concelho como das pessoas de todo o país que lá se deslocaram.

Lembrei-me também hoje de uma história um pouco mais antiga também relacionada com desporto, mas essa fica para outro dia que eu hoje já ressabiei o suficiente...


Nota: não referi nomes nem vou referir, pois a intenção deste blog não é denunciar pessoas, quando muito será revelar certas situações.

[esta foto encontra-se no site de Michael Bry]

(c) Michael Bry
Voltando ao assunto Michael Bry, ficam algumas referências que vale a pena ler (a razão por que não escrevi este post ontem à noite foi precisamente porque andei a lê-las):

No comments: